4 de fevereiro de 2012

Calor e crianças, uma mistura complicada!

Olá, mães (e pai, se os houver)!!!
O blog andou abandonado nos últimos dias, porque eu tive um branco criativo e não conseguia pensar em nenhum tema pra um post novo. Claro, isso e o fato de estarmos numa correria maluca por causa do início do ano letivo.
A grana tá curta (periclitantemente curta), e eu andei me descabelando pra pensar num jeito de trabalhar com três pequenos. Se alguém tiver uma luz pra me dar que não envolva um capital inicial, que eu não tenho, sinta-se a vontade pra me avisar!
Enfim, vamos ao tema: calor e crianças!
É uma combinação difícil... eles ficam muito molengas, ou muito elétricos no calor. Não querem vestir roupa, não querem ficar calçados - aqui em casa a guerra é pra ficarem, pelo menos, de chinelo - nem querem comer comida quente... entre outros.
O que fazer então, se seu filhote resolve virar um moleque das cavernas e andar nu e descalço, não quer comer nada que seja muito nutritivo, e coisas do gênero?
Bom... NADA. =D
Eles são pequenos, e não têm na cabecinha os tabus que nós temos, a respeito de ficar sem roupa: ora, se você sente calor, tire as roupas e vai se sentir melhor! Nada mais lógico do que isso!!!
Deixe os pequenos brincarem com água, dê banhos frescos durante o dia, deixe os monstrinhos se libertarem e correrem pela casa do jeito que vieram ao mundo! Que mal há???
Minha querida prima Melissa, que foi quem me indicou o tema (mãe de três, também, diga-se de passagem!), me contou que na casa dela, o filho mais velho dela, o Samuel, fica peladão pela casa o dia todo, e só vai mesmo se vestir se a campainha toca (ele está começando a ficar mocinho, pobrezinho, e perder as desinibições da primeira infância). A Regina, que é a bonequinha do meio, nem liga: fica só de calcinha, mesmo, e dane-se a opinião das visitas (é isso aí, Rê!!!),e o Dimitri, que é o pequenino, ainda não opta por isso, então a mamãe deixa ele sem roupa, mesmo, e toda vez que chego lá, ele também está de fralda de pano (que é SUPER mais fresca do que aquelas tralhas de plástico que vende no supermercado)!!!
Mel, você está de parabéns!!! Sabe que sou sua fã, né???
Aqui em casa os pequenos são livres pra ficarem do jeito que Deus fez, desde que usem chinelos. Afinal, moramos numa chácara, e a última coisa que eu quero é um filhote com o pé picado por formigas, marimbondos, aranhas... não é???
Sobre a alimentação no calor: bom, EU (eu, eu, eu, euzinha) acho que o sorvete é, sim, um alimento nutritivo, e nesse calorão, ele fica liberado. Claro que não substitui uma refeição, é sobremesa (e também uma boa forma de fazer uma chantagenzinha do tipo "quem comer direitinho ganha sorveteee!!!"). Mas ás vezes, só ás vezes, podemos substituir uma refeição de arroz, feijão e bifee, por alguma coisa mais leve e fresca, como frutas, verduras e legumes! São tão nutritivos quanto a comida quente, mas não fazem os miúdos ficarem se sentindo pesados - o que resulta em tardes na frente da tv, ao invés de no quintal dançando na poça de água da mangueira - e sonolentos.
Então, a dica do dia é: se seu pequeno não quer comer a comida, experimente dar frutas geladas, ou uma boa cenoura com tomate, alface, rabanete, beterraba... ou uma super salada de frutas com granola e mel. Lembrando que o mel só é liberado pra crianças com mais de um ano e meio de idade, viu, gente!!!
É isso aí!!!
Deixem os pequenos pelados, fresquinhos!!! A gente, que é grande, também queria poder ficar sem roupa o dia todo, vá!!!
E MUITA, MUUUUUUUUUUUUUUUUUUITAAAAA ÁGUA!!!
Ou, como no caso do Vic, muito PEITOOOO!!!
E se for brincar no sol, cuidado com os horários, e nunca esquecer o protetor solar. Mesmo que seja só pra dar uma voltinha no quarteirão!
Todo mundo feliz, hidratado, protegido e saudável!!!
Beijos a todas!!!
Cema.


2 comentários:

  1. Poxa, flor, que bom!!!
    Fico muito feliz por você!
    Que dia ele nasceu?
    Quando vc conseguir, me mande uma fotinho dele... =D
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia é ser criança né, quem dera nós pudessemos fazer o que eles fazem sem culpas, medos ou correndo o risco de ser chamados de loucos hehe,post muito útil para nós novas mamães mas uffa sua vida deve ser uma correria!Bjinhus...

    ResponderExcluir