21 de janeiro de 2012

Desenvolvimento relâmpago.

Pois é...
Essa coisa do desenvolvimento dos bebês e dos "toddlers" (não temos uma palavra em português para definir as crianças pequenas, que não são mais bebês e ainda não são completamente crianças, então vou usar essa palavra em inglês) é uma loucura!
As coisas surgem, acontecem, de um dia pro outro!
O que quero dizer com isso?!
Bem... é exatamente isso: eles aprendem coisas novas todos os dias, e isso não é força de expressão.
Por exemplo: A Lia e o Miguel já sabem diferenciar letras maiúsculas de minúsculas, mesmo que não saibam dizer QUAL letra é aquela, e já estão aprendendo a identificar algumas letras e números, sabem se comunicar em inglês de forma eficiente, e entendem ainda melhor do que falam... Qual a surpresa nisso? É que eles começaram a ser apresentados a isso tudo há coisa de dois, três meses!
Fico tão surpresa com os meus toddlers quanto fico com o meu bebê...
Outro dia encontrei uma mãe com um bebê de oito meses no ponto de ônibus. Na época o Vic tinha uns seis meses, e eu fiquei impressionada quando ela me contou que o bebê dela já se segurava em pé nos móveis, e engatinhava por toda a casa!
Pensei: "Poxa, o Vic tem seis meses e ainda nem pensa em sentar sozinho... quem dirá engatinhar e levantar aos oito meses?!"
Pois é... mal sabia eu!
Em um dos meus priemeiros posts eu disse que o Vic estava começando a se arrastar pela casa, e que eu estava super orgulhosa dele, mas que ele ainda não sentava sozinho.
E foi de um dia pro outro: num dia peguei ele em pé se segurando na fruteira, e no outro coloquei ele sentadinho e ele ficou! E logo depois disso ele simplesmente passou a sair da posição sentado para a de engatinhar, e aprendeu a se sentar sozinho a partir da posição de barriga no chão, e passou a simplesmente ficar em pé se segurando em TUDO o que ele conseguisse colocar as mãozinhas, e aprendeu a cair sentado... gente, não é mentira: acho que isso tudo aconteceu em coisa de uma semana. UMA SEMANA!!!
Juro que fiquei até meio chocada... e ha uns dois ou três dias, pasmem: ele descobriu que "mamã" é uma palavra, e que faz a mamãe dele vir correndo! E passou a me chamar!!!
Ele acorda de manhã e me chama: "Mamã!", ele se cansa de ficar no chão e: "Mamã!", ele fica com fome e: "Mamã!"... e quando eu demoro a vir, ou respondo que já vou, ele insiste... e quando eu continuo enrolando ele começa a choramingar: "Mamamamamamamã...!"
Fiquei TÃO orgulhosa... hahahahaha... que tonta, né?
Mas a primeira palavra do meu Vic foi "mamã", e isso eu vou levar pra sempre comigo!
A primeira palavra da Lia foi "NHAM"!!! Hahahahahahaha!!!
Eu dizia isso na hora de ela comer... "vamos papar, Lia...? NHAMMM!!!"; e um dia ela virou pra uma banana, apontou e disse: NHAM!!!
Ela tinha dez meses, mais ou menos...
A primeira palavra do Miguel foi "tetê", que sempre foi a palavra usada em casa para as mamadeiras, e foi aos onze meses.
É por isso que fiquei tão chocada com o desenvolvimento tão repentino, e tão RÁPIDO do Vic... os irmãos dele fizeram as coisas que ele está fazendo uns dois meses depois do que ele está fazendo agora.
Ou seja, a Lia começou a se arrastar com oito, nove meses, e o Miguel a mesma coisa.
Enfim, estou me divertindo com a evolução dos filhotes... uns aprendendo a ler, outros aprendendo a falar.
Como será que vai ser o ano letivo???
Beijos, beijos!!!

Cema.

Um comentário:

  1. Aiiii que lindo o Vic!!!! Vai ser um mocinho inteligente!!!
    E que fofa a Lia falando Nham!! Fiquei só imaginando aqui! hehehehe muuuito fofa! E deve ser boa de garfo, igual eu!! hehehehe!
    O Mi parece ser mais tímido, mas muito fofo de pedir tetê! :D
    Amei saber deles!!!!! Um beijo prima!

    ResponderExcluir