22 de março de 2012

Brinquedos (parte 1).

Taí um tema que eu ainda não tinha pensado... Até agora.
Os brinquedos são importantíssimos no desenvolvimento dos bebês e das crianças, e é preciso saber escolher cada brinquedo para a faixa de desenvolvimento dos nossos filhos. Vejam bem, eu não disse faixa etárea, disse faixa de DESENVOLVIMENTO, mesmo.
É que tem crianças de dois anos mais bem desenvolvidas do que crianças de três, por exemplo... tudo depende da quantidade e, mais importante, da qualidade de estímulo que a criança recebe, desde antes de nascer.
Desde dentro do útero, o bebê começa a reagir a estímulos: o toque da mãe, ou de alguma outra pessoa, pode ser sentido, e o bebê reagirá a isso se mexendo ou se acalmando. A voz da mãe é a primeira a ser ouvida e reconhecida: um bebê agitado poderá se acalmar se ouvir sua mãe cantar ou conversar com ele antes mesmo de se conhecerem pessoalmente. Os estímulos visuais são os últimos a serem assimilados... aqui uma experiância divertida que fiz na gravidez do Victor: deitar num quarto, no escuro, numa posição confortável, e pegar uma boa lanterna (eu usei uma pequenininha, de LED, daquelas de 1,99... era barata, mas com uma luz forte), acenda a lanterna e encoste na barriga, em algum lugar longe da cabecinha do bebê, para não incomodá-lo. Ele provavelmente vai tentar se virar para ver melhor o que é aquilo, e você, mamãe, vai sentir a revolução dentro da sua barriga!!! Eu ria muito com isso... e funciona também com música, é só substituir a lanterna por uma caixinha de som mais ou menos boa... =D
Enfim, os brinquedos continuam essa série de estímulos para o desenvolvimento do bebê, então é interessante saber em que seu filhote vai ficar mais interessado nas diferentes fases da vida.
A princípio o bebê não enxerga muito bem, vê mais vultos, sombras, borrões... por isso, nos dois ou três primeiros meses ele provavelmente vai se interessar mais por brinquedinhos não muito coloridos. Na verdade, as melhores cores são o preto e o branco. Porque assim o bebê consegue divisar melhor as formas do brinquedo, e isso vai estimulá-lo a tentar focalizar o objeto. Além disso, brinquedinhos que fazem barulhinhos leves, como os que têm guizos ou tocam musiquinhas (pelo amor de Deus, nada que dê pra escutar da casa da vizinha!)... você pode, também, usar uma gravação do seu batimento cardíaco e/ou do papai para ajudar o bebê a se acalmar durante o sono, ou para acostumá-lo a ficar no colo do papai sem se desesperar pela sua ausência.
Depois que o bebê começa a enxergar melhor, que ele começa a ver cores e formas com mais clareza, a partir dos três meses, mais ou menos (você pode perceber que ele já está nessa fase de desenvolvimento reparando se ele olha diretamente pro seu rosto, por exemplo, mas isso não é uma regra), ele passa a se interessar mais por brinquedos coloridos, com cores BEM FORTES, nada de tons pastéis! Vermelhos, verdes, azuis, laranjas, amarelos... cores fortes, vivas e alegres. Os móbiles são legais entre os três e os seis meses, porque têm cores, sons e movimento, tudo num brinquedo só. Mas, mamãe, não se esqueça: o centro do mundo do seu bebê ainda é VOCÊ. Ele provavelmente não vai se interessar por nada que não esteja nas SUAS mãos. O móbile é bonitinho, legalzinho, mas só vai entretê-lo por algum tempo. Potinhos coloridos, bonequinhos, coisinhas macias e chamativas, barulhinhos um pouco mais altos, brinquedos com luzes, com espelhinhos (os espelhos ajudam também no desenvolvimento da autopercepção)... esses são legais, e provavelmente vão acompanhar o crescimento do seu bebê por mais algum tempo. Marionetes e ginásios de atividades também são sucesso GARANTIDO!
A partir dos quatro meses, mais ou menos, o bebê começa a dominar as mãozinhas. Nessa fase é importante estimulá-lo a USAR as mãos... coloque coisas com texturas diferentes nas mãos dele, e deixe-o sentir. Mantenha as cores vivas, isso é um estímulo a mais para o interesse do bebê. Bichinhos de pelúcia (específicos para bebês, por favor, nada de dar um gato angorá na mão dele!), bolas de borracha com texturas diferentes (pinos, ondas, pontas, estampas...), eu comprei umas bolinhas de cachorro, numa pet-shop mesmo, lavei bem com água quente e sabão, e até hoje são um baita sucesso. Brinquedinhos de pano, com vários tipos de tecido diferentes, são muito legais, e dá pra fazer em casa, se você tiver um pouco de habilidade com agulha e linha... compre retalhinhos de tecidos diferentes, como flanela, fleece, microfibra, cetim, e faça um bonequinho, por exemplo, ou até mesmo um quadradinho de retalhos, coloque umas bolinhas (pellets para enchimento) e um pouco de espuma flocada, e tá feito um brinquedo bem legal!


Acima: Exemplo do quadradinho de retalhos que mencionei.

Os brinquedinhos de pano são mais fáceis de segurar, prefira-os no início dessa fase, e vá evoluindo pra bichinhos de borracha macia, e depois coisas mais firmes. Nessa época o bebê também pode começar a sentar com apoio, e ficar bem tranquilo e esperto de barriga pra baixo. O ginásio de atividades também é divertido nessa fase. A cadeira BUMBO é legal pra começar a usar por volta do quinto mês, e aí o bebê pode brincar sentadinho por algum tempo. Sem abusos, mamães, nada de deixar o bebê sentado por HORAS. Ele também vai começar a colocar as coisas na boca conscientemente, para "provar" o mundo em volta. Mantenha os brinquedos limpinhos, porque TUDO vai parar na boca.
Por volta dos seis ou sete meses, com os estímulos corretos, seu bebê provavelmente vai começar a sentar sozinho e a se arrastar (eu chamo de "minhocar") pelo chão... esse minhocar é o prelúdio do engatinhar, estimule isso também. Ainda vai parecer um "saco de batatas" sentadinho, mas ele vai ficar muito orgulhoso de conseguir fazer isso sozinho! Não se preocupe, mamãe, seu bebê não vai ficar com a coluna torta por ficar sentadinho assim, jogado. Com o tempo ele vai ganhar mais força no tronco, e vai começar a sentar mais retinho com estímulo, É CLARO). É sempre bom dar um apoio e um descanso de tempo em tempo, mas não precisa surtar. Nessa fase, os brinquedos interativos são legais, e os de empilhar são ainda melhores. Kits de copinhos, bloquinhos, bichinhos... é só escolher, tem milhares de opções no mercado! O daqui de casa é de estrelinhas, e vem desde o tempo em que a Lia era bebê! Ele não vai conseguir empilhar as coisas, mas vai se divertir muito DERRUBANDO tudo. As bolas, brinquedinhos de pôr na boca, aqueles com sons e luzes e as marionetes continuam com tudo, e os ginásios de atividades passam a ser menos interessantes, pois o bebê quer se movimentar pelo ambiente ao invés de ficar deitado chutando os brinquedinhos pendurados. A partir dos seis meses ele começa a se desenvolver desenfreadamente... deixe seu bebê no chão, para ele começar a treinar o engatinhar, brinque, chame... brinquedinhos que andam, por exemplo, podem ser interessantes para fazê-lo ir atrás, por exemplo...
Bom, gente, o post já tá ENORME... amanhã escrevo outro, contando dos seis meses em diante, tá?

Beijos, beijos!!!





9 comentários:

  1. A Emilly com 5 meses já se arrasta pelo chão e senta sozinha, tudo vai pra boca!!! Tenho que comprar uns brinquedinhos pra ela!
    Bjos adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Poxa, que legal que a Emily já está nessa fase! Tente brinquedinhos com texturas interessantes e diferentes, eles se divertem! Aqui em casa o que o Vic anda adorando colocar na boca são os limões! Sim, LIMÕES... preciso lavá-los todos assim que chegam do mercado, porque ele pega e coloca na boca imediatamente... acho que a textura rugosa da casca e a cor são divertidas pra ele, e como ele ainda não tem dentes, não vejo por que não deixá-lo brincar com isso... =D Beijos!!!

      Excluir
  2. Isso ai meu bem. To gostando de ver.....mas pelamor, tira essa estrelinha do lugar do cursor que ninguém merece :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, meu bem, eu ADOROOO meu cursor de estrelinha... hehehehehe.
      Se tivesse um pouco mais de capacidade com coisas eletrônicas, internet e afins, dava um jeito de colocar uns cursores bonitinhos assim no meu computador. Uma pra cada dia do ano! xD
      E seriam TOOODOS fofinhos e meiguinhos como esse... =D
      Quem sabe eu não coloco um de ursinho, né?
      Beijos, querido!!!

      Excluir
  3. Amigaaaa! Adoro seu blog! Aliás, precisamos fazer uma sociedade bloguistica, não? Quero fazer um só para o que eu passo pros meus pequenos! :D
    Amo vc e nossos babys! rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pam, adorei sua idéia!!! =D
      Eu pretendo começar a te perguntar algumas coisas, pra poder postar dados melhores e mais embasados aqui também... tópicos sobre educação, desenvolvimento infantil, coisas assim...
      Adorei saber que vc também ta lendo o meu blog... =D
      Brigadão, amooor!!! =D

      Excluir
  4. Quanta sabedoria mamãe, isso é ótimo para as mamães de 1°viagem como eu, não vejo a hora de comprar os brinquedos para brincar com minha Bia, bjinhus para vc e para seus filhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne, poxa, parabéns!!!
      É muito bom saber que tem mães de primeira viagem que me lêm!!!
      O blog ainda está meio cru, e, se você tiver alguma dúvida, alguma sugestão de tópico a abordar, por favor, me fale! Vou adorar fazer pesquisas e escrever o post pra você!!! =D E, claro, incluir minhas experiências pessoais na coisa toda... ^.^
      Beijos, beijos!!!
      E muito obrigada!!!
      Ah, quando a Bia chega?

      Excluir
  5. Flor, muito obrigadaaa pelo elogio! =D
    Sobre as páginas de fotos, eu retirei porque, como disse ali em cima, não manjo tanto quanto você dessas coisas de internet, e na verdade estava me embananando toda com aquele monte de páginas, marcadores, divisórias... hehehehe.
    O seu bog é TÃO mais avançado que o meu em termos de tecnologia, e eu fico encantada, porque sinceramente não sei se sei mexer nem na metade das opções desse negócio... =X
    Por isso achei melhor ir devagar, porque se não ia haver partes do blog que simplesmente nunca seriam atualizadas, pela minha falta de perícia no assunto...
    Desculpe, meu bem, se te ofendi com essa atitude, não foi minha intenção!!! Eu adorei o que vc fez no blog, e mantive algumas coisas, mas outras estão muito além da minha capacidade... =P
    Com o tempo eu vou aprendendo a mexer direito, e aí a gente vai recolocando... =D
    Beeeijos, amooor!!! E obrigada pelo seu carinho e cuidado com o meu blog, viu? =D
    Ah, adorei ver as fotinhos do Bryan no seu blog. Posso fazer um post extra aqui pra ele, com uma foto?
    Beeeijos, flor!!!

    ResponderExcluir