20 de março de 2012

Os primeiros dentes...

Oi, gente! Hoje vou falar sobre os primeiros dentinhos dos bebês... Hoje em dia, é normal que os primeiros dentinhos cheguem por volta dos seis meses, e até antes, em alguns casos. Aqui em casa os primeiros dentinhos sempre chegam mais tarde do que a média. Os da Lia nasceram por volta dos 10 meses, 10 meses e meio; os do Miguel nasceram por volta dos 11 meses; e agora, os do Vic, estão dando sinal de vida, também aos 10 meses. Quem é mãe já sabe que o bebê fica mais chatinho, mais grudado com a gente, fica difícil pra comer, pra dormir, e, no caso aqui de casa, o Vic está mamando MUITO mais (principalmente a noite). Podem-se esperar febres astronômicas (ou não), intestinos desregulados, choros sem motivo aparente... é tudo normal. Mas, meninas, é sempre bom levar o bebê ao pediatra. Nessa época também é legal oferecer coisas para o bebê morder... o Vic não dá muita bola para os mordedores, mas adora uma fruta. Então eu coloco a fruta, seja ela qual for, na geladeira por umas duas horas, e depois descasco e corto pra ele. Fico sempre de olho, porque ele gosta de frutas em pedaço, jamais amassada ou raspadinha, então tenho medo que ele engasgue. Uma amiga me sugeriu fazer isso com a laranja... ele adorou!!! Eles também babam muito, é muito engraçadinho... a gente tem sempre que andar com uma ou duas toalhinhas na bolsa, e babadores em todos os lugares. O Vic ainda não teve febre, mas está chato, irritadiço, mamando muito e dormindo mal. Mas, olhando as gengivas dele, acho que ainda não é tão iminente a erupção dos tais dentinhos. O que quer dizer que os sintomas ainda vão continuar por um tempo... pobres de nós. =D Existem também os dentes natais/neonatais... que é quando o bebê nasce com um ou dois dentinhos, ou quando os dentinhos nascem pouco depois do nascimento do próprio bebê!!! Pois é, gente, tem neném nascendo já com dente... quando ouvi isso da primeira vez, achei que era força de expressão, mas é de verdade. Os dentes natais/neonatais podem não atrapalhar em nada o desenvolvimento do bebê, mas ás vezes machucam a ligua do recém-nascido, que é muito delicada, e o peito da mãe que amamenta. Também podem acabar ficando moles, e aí existe o risco de aspiração do dentinho. Nesse caso o pediatra/neonatologista, pode optar por uma cirurgia para a retirada do dentinho. Ainda não descobri se o dente natal é o mesmo dente de leite que nasce normalmente aos 6 meses (ou, como aqui em casa, aos 10), ou se é ainda um dentinho sobressalente, um a mais, e se depois de retirado ou caído esse, nasce ainda o dente de leite... Pesquisarei mais a respeito. Beijos, mães!!!

6 comentários:

  1. Minha priminha nasceu com dentinhos! Achei muito diferente! A Emilly está com 5 meses, acho que logo logo os dentinhos devem apontar!! Boa sorte com o Vic, eles sofrem!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, jura?!
      E tem foto disso???
      É super raro, sabia??? =D
      E o que foi feito? Tem médico que simplesmente tira os dentinhos (acho maldade), e tem outros que dão uma "limada" pra o bebê não se machucar nem machucar a mãe (também acho tenso)...
      Boa sorte pra vc tbm, flor, e obrigada pelo comentário! =D
      Beijos!!!

      Excluir
  2. Os bebes devem sofrer tanto com isso né,da uma dó...deve doer um bocadinho...
    Daqui um tempo saberei o que é isso!
    Adorei o post!
    Bejinhos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leny, eu acho que deve incomodar MUITO, viu...
      Pela experiência que eu tive com os meus dentes do ciso, que resolveram romper a gengiva quando eu tinha 19, 20 anos, acho que deve ser bastante dolorido.
      Eu, pelo menos, senti muita dor de cabeça, minha garganta coçava muito... imagino que a sensação seja parecida para os bebês.
      É muito chatinha, essa fase... -_-
      Mas, como toda fase, ela vem e PASSA. =D
      E nós sobrevivemos a ela... hehehehe!!!
      Muito obrigada!!!
      Beijos...

      Excluir
  3. Cema, li em um livro que esses dentes caem, e que depois nascem normalmente os de leite. Mas não conheço nenhum caso! Os dentes da Clari nasceram com 6 meses (aaai, coisa linda com dois dentinhos inferiores)... Seeeempre, no nascimento de cada dente dava diarréia, febre, tudo. Os médicos dizem que não tem haver com o nascimento dos dentes, e sim pelo fato das crianças colocarem mais as mãozinhas na boca, aí eles pegam mais bactérias. Faz sentido tbm. Sei lá, só sei que dá...
    Re!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Re, poxa, obrigada pela informaação!
      Eu não consegui encontrar nada relevante a respeito na internet... e o que eu encontrei era leitura exclusiva para estudantes de medicina, ou seja, praticamente impossível de entender.
      No momento o Vic já está com os dois inferiores rompidos, e os superiores a caminho. Acho que isso já tá valendo um novo post... xD
      Anyways, ele teve febre, queda de imunidade, ficou (está) doente, e com umas assaduras que deixariam qualquer mãe de cabelo branco.
      Já li também essa teoria a respeito de a criança colocar as mãos (e todo o resto do que conseguirem) na boca, e sobre esse ser o motivo das febres, diarréias, quedas de imunidade... honestamente, eu acho que isso pode ser uma parte, mas não sei se é o todo. Vou abordar isso no próximo post também...
      Na verdade eu queria ter fotos dos dentinhos pra poder postar... mas o cara não deeeeeeeeeeeixaaa fotografar!!! ¬¬'
      Beijos!!!

      Excluir