9 de janeiro de 2012

As fraldas...

Bem, esse post vai ficar longo... provavelmente teremos dois a respeito, porque são MUITAS informações...
Usei fraldas descartáveis com a Lia e com o Miguel, mas agora, com o Victor, descobri (ou redescobri, acho...) as fraldas de pano.
Conheci, e me apaixonei! Adoro as fraldas clássicas, aquelas que são um quadrado de pano que a gente dobra, e usa com capa plástica... essas são muito eficientes, absorvem muito bem o xixi, evitam assaduras, e, caso a malvadas apareçam, a gente pode passar um mooonte de pomada e não estraga a fralda. São fáceis de manter, porque não precisa alvejante (aprendi que o sol é o melhor alvejante que tem), não precisa muito sabão pra lavar, não precisa esfregar, secam super rápido... além de serem super mais confortáveis do que as descartáveis. E conheci as fraldas de pano "modernas", que são muito parecidas, em termos de formato, com as descartáveis... mas são ecológicamente corretas, também super práticas de cuidar... basicamente os mesmos cuidados que se tem com as clássicas... e a grande vantagem que não precisa e não pode passar!
Enfim... as fraldas... sabiam que um bebê, nos seus primeiros dois anos de vida, usa por volta de 5.500 fraldas descartáveis?! Isso contra um número médio de vinte fraldas de pano (das modernas) ou 40 (das clássicas) que podem ser usadas por até mais tempo, e que podem ser usadas para outros bebês (um outro filho, o bebê de uma amiga...) atééééééé que não se dê mais pra colocá-las!
Meu Deus, é MUITO dinheiro jogado fora (literalmente, afinal as fraldas descartáveis vão mesmo pro lixo)!!!
Além do tempo que elas levam pra se decompor, e o mooonte de processos quimicos pelos quais elas passam antes de virem parar nas prateleiras dos supermercados.
Outro dia levei o Vic pra uma consulta com um pediatra que não gosto (SUS, não tem opção), o vulgo Dr. Evil (hehehehehe)... ele me chamou de maluca por usar as minhas fraldinhas de pano, disse que isso é um atraso de vida... precisei de TODO o meu auto-controle para não mandá-lo pro inferno...
Pera aí, COMO ASSIM, atraso de vida?!?!? o.O'
Atraso, na minha (minha, minha, minha, só minha) opinião, é conhecer todos os prós e contras de dois produtos e optar pelo que tem menos prós e mais contras do que o outro!!! Ora, faça-me o favor, Dr. Zinho, não venha julgar minhas decisões, apenas constate que meu bebê está lindo, saudável e feliz!

Enfim... sou feliz com minhas fraldas de pano... são fáceis de usar, fáceis de manter, antialérgicas, ajudam a evitar assaduras, são mais confortáveis, fáceis de achar pra comprar... e, mesmo as modernas, que são consideravelmente mais caras do que as clássicas, ainda são econômicamete mais interessantes. E indico pra quem estiver aberta(o) ao meu conselho... =D


Acima, três momentos do Vic com suas fraldas de pano (modernas)... a primeira é uma Fio da Terra, de fabricação nacional, que eu AMO de paixão... super suave, e fácil de lavar! Fica branquinha assim só com o sol!!! A segunda é uma BlueBerry, de fabricação americana... também é MUITO boa, nunca vazou!!! A terceira é uma Papoose, de fabricação chinesa... também adoooro, a cor é muito legal,  e ela é ótima pra ele usar a noite, por ser maiorzinha na barriga, fica um pouco mais confortável...
Beijos, beijos!!!
Cema.

7 comentários:

  1. aaah, Jesus, se vc tivesse postado isso ha dois anos ¬¬ Agora Pietro já está na fase de tirar ( plz tire) a fralda, pelo menos de dia...mas, bom , eu vou pegar detalhes contigo dessa pra de noite, que, uaau, AMEI u.ú
    Tah uma dlc seu blof, diva!

    ResponderExcluir
  2. Naaaah!!! Se eu soubesse disso tudo ha doia anos, o Miguel nem teria usado fralda descartavel! Hehehehehehe!!!

    ResponderExcluir
  3. eu já pensei nisso tbm,mas tenho medo que ela fique muito molhadinha,ou vaze.

    ResponderExcluir
  4. Barbara, olha, não fica, não... existem materiais como a microfibra, que são MEGA absorventes... além disso, a maioria das fraldas de pano modernas são revestidas internamente de coberturas sempre-secas, ou seja: tecidos que mantém a sensação de pele sequinha, e que antém o xixi longe do contato com o bebê. Nas clássicas, é simples resolver: é só usar uma faixa de tecido sempre-seco (que pode, por exemplo, ser o soft) entre a fralda e o bumbum. Pelo menos é assim que fazemos em casa...
    Quanto a vazar, não tem muito segredo, não... é claro que é preciso encontrar seu modelo predileto, já que são muitos (o sistema da DiPano é muito legal, e o da Fio da Terra é genial), e aí se adaptar ao uso, regularidade de trocas, mas não é nenhum bicho de sete cabeças, não... a partir do momento que você começar a usar, se adapta rapidinho!
    Se você realmente tiver interesse, procure a comunidade "Fraldas de pano Modernas", no facebook... lá estão, inclusive, algumas donas de marcas nacionais... o pessoal é muito legal, e você consegue também encontrar os vendedores das fraldas... =D
    Boa sorte, e beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. ah, nao, nao volte para o Dr Evil, nao!!!! a Dra Tatiana e um AMOR!!!! adoro ela! ele da opiniao demais, caramba! me deu bronca por ter amamentado o Samuel por mais de 3 anos. fiquei tao P da vida (e vi que meu discurso de organizacao mundial de saude e etc) nao ia mudar a opiniao dele, entao fiquei quieta. nunca mais voltei nele.

    e viva as fraldas de pano!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha!!!
    Pois é, Mel, não levo mais nele, não... >.<
    Quando for marcar a próxima consulta, peço a Dra. Tatiana... =D
    Tomara que ela nao me chame de louca por ainda não dar comida pro Vic... ¬¬
    Beeeijos!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, flooorrr!!!
    Aaaaaaaaaaaah, um dia ainda te encomendo umas de uma moça que fabrica aí em Lisboa... =D
    Não compro dela porque não tenho cartão de crédito internacional (nem nacional, diga-se de passagem), mas ela tem cada uma mais linda que a outra!!! =D

    ResponderExcluir