17 de janeiro de 2012

Dúvidas...

Hoje acordei encucada com uma coisa que minha mãe me falou...
Ela disse que eu crio meus filhos de forma muito diferente entre eles.
Quer dizer que eu faço diferenças claras entre os três.
Eu sei que faço as coisas de forma diferente com o Victor, mas nunca achei que fizesse tanta diferença assim entre a Lia e o Miguel.
E sei também que muitas das bobagens que fiz com os dois quando eram bebezinhos, fiz por falta de informação correta, e excesso de informação errada. Tinha gente demais me dizendo qual era a forma correta de se criar bebês, e BOA PARTE dessas pessoas falava o que ACHAVA que era certo, não o que era MESMO certo.
Por exemplo: um dos PIORES conselhos que recebi (e recebo até hoje, mas não sigo mais) foi o de que um bebê pode ser deixado chorando até cansar e dormir, que isso é até bom pro bebê aprender a lidar com as frustrações. NÃOOO!!! Confesso, fiz isso com a Lia, e fiz com o Miguel... mas descobri o quão prejudicial pode ser, e resolvi não repetir o erro novamente.
Outro: Lia e Miguel não dormiram comigo por muito tempo, depois de nascidos, porque todos diziam que a cama compartilhada era prejudicial pro bebê, que tirava a autonomia e formava uma criança dependente e trabalhosa. NÃOOOO!!! Muito ao contrário, a cama compartilhada é BOA para o bebê, fortalece os laços com a mãe, colabora com o aleitamento, já que a mãe não fica exausta por ficar levantando a noite para pegar o bebê no berço pra mamar, reforça o aleitamento materno, já que dar o peito dormindo é MUITO MAIS FÁCIL do que ir fazer mamadeira de madrugada... forma uma criança feliz, que sabe que é amada, e por isso se torna confiante e independente com muito mais facilidade. E essa história de que depois, pra convencer a criança a passar a dormir na própria cama é complicado, é LENDA. Meu Vic dorme tão bem na cama quanto no berço, durante o dia e durante a noite!
Eu fiquei pensando... acho que boa parte da GRAAANDE diferenciação que faço entre o Victor e a Lia e o Miguel, vem do fato de ele ser o primeiro dos três que eu consigo amamentar. E, gente, isso é TÃO bom!!! Você saber que seu bebê precisa de você a um nível tão vital, é uma coisa incrível. Eu (eu, euzinha da Silva) fico me sentindo o mundo. E é, sim, diferente do que era com os mais velhos, que caíram na mamadeira desde poucos dias de idade, cada um por seu próprio motivo... eles não precisavam de mim desse jeito. Claro, precisavam (E PRECISAM) de mim, a mamãe, de milhares de outras formas... mas isso é como se o Vic precisasse ainda mais, dá pra entender?
Eu sei que não é justo fazer essa diferença toda, mas seria ainda mais injusto tratar os três igualzinho, como se fossem robozinhos.
Preciso me concentrar em ser mais amena nas diferenças, mas acho que enquanto meu Vic continuar sendo um bebezinho, enquanto ele mamar, enquanto ele for EXCLUSIVAMENTE MEU, isso vai ser muito complicado.
O que posso concluir disso tudo, é que a criação de filhos não é uma ciência exata, e não dá pra querer estabelecer padrões, apenas metas, e tentar da melhor forma possível dentro dos nossos universos diários, atingi-las. Na minha família, a meta principal é criar as crianças com MUITO amor, e bases sólidas de educação. Mesmo que cada um deles acabe aprendendo de forma diferente dos outros, porque o que funciona para a Lia não funciona para o Miguel, e provavelmente não vai funcionar para o Victor.
No fim, acho que não me sinto culpada, como muita gente acha que eu deveria me sentir.
=D

Beijos, beijos!!!
Cema.



2 comentários:

  1. Oi querida!
    Achei bem interessante o que você disse. E afinal, devem ter diferenças no seu tratamento com os três porque eles são crianças diferentes né? Isso é comum! Não tem como ser identica com os três! :)
    Eu acho você uma ótima mãe e trata eles com muito amor, isso é o que importa. Isso que eles vão lembrar quando crescer! :)

    Um beijo querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, obrigaada!!
      Hehehehehe...
      É difícil ser sempre justa, e isso é cansativo, mas acho que consigo equilibrar bem as coisas. Por mais deferentes que elas sejam. =D
      Beijos!!!

      Excluir